MENSAL (parte 1)
- O mercado pode estar formando uma bandeira de alta após forte barra de impulso.
- Caso seja acionada seu alvo mínimo é na zona de 400,00.
MENSAL (parte 2)
- O mercado também pode estar formando uma borboleta de baixa. Seu alvo de 1.272 coincide com a resistência de cinco oitavos na faixa de 288,00 – 293,00 e portanto será resistência importante caso o mercado continue subindo.
- O alvo de 1.618 da borboleta de baixa está na zona de 315,00 e será também importante resistência.
- O fato dos alvos da borboleta serem anteriores ao da bandeira sugere ou que a bandeira falhará ou simplesmente que haverá retrações antes do alvo da bandeira ser alcançado. Isso é assunto para ser visto mais de perto nas próximas análises caso o mercado continue subindo e alcançando esses níveis, mas já temos que ter isso em consideração.
- Perceba também que temos a possibilidade do mercado estar formando um padrão pegador de stop altista precisamente na zona de PA, o que muito bom do ponto de vista de continuação da alta. Porém ainda necessita esperar a barra do mês de janeiro ser fechada para que possa ser confirmado. A partir de agora faltam três semanas para terminar o mês de janeiro e portanto há tempo para muita coisa acontecer. É algo que precisamos acompanhar. Se for formado e depois acionado, seu alvo mínimo seria em 267,00, sugerindo continuação da alta.
MENSAL (parte 3)
- Muito próximo às faixas de alvo da borboleta de baixa teremos também o alvo minoritário desse ABCD em 303,00, coincidindo também a resistência de cinco oitavos. Isso adiciona resistência às proximidades dos alvos da borboleta.
MENSAL (parte 4)
- Até agora vimos apenas sinais altistas para o mercado. Mas em contrapartida há também a possibilidade de haver baixa caso o mercado venha a formar o triplo dois de alta conforme mostrado no gráfico abaixo, com alvo em 179,60.
- A perda da mínima do fundo prévio em 190,20 cancelaria a borboleta e portanto cancelaria um cenário de alta mais imediato. Porém não cancelaria a bandeira de alta, mantendo ainda assim a possibilidade alta para um prazo bem longo. Afinal, o triplo dois seria de alta.
- A falha desse triplo dois de alta em 179,60 seria um sinal de baixa importante para o mercado.
SEMANAL
- Na última semana o mercado formou um triplo dois de alta exatamente na área de PA e deixou uma barra de alta muito significativa, sendo isso um sinal altista. Padrão bem típico (100% + 0.886).
- A formação desse triplo dois dentro do interior da possível borboleta e bandeira do mensal corrobora com um cenário de alta.
- Embora o padrão não tenha alcançado precisamente o seu ponto de formação, isso é algo comum no mercado brasileiro e portanto já estaremos considerando esse padrão como sendo formado e válido.
- O alvo mínimo desse triplo dois seria em 237,40 (ABCD 0.618 – não mostrado no gráfico). Nessa mesma região está R1Q por volta de 240,00 (não mostrado no gráfico). Portanto o rompimento acima de 240,00 confirmaria sentimento altista para o longo prazo e diminuiria muito a chance de ser formado o triplo dois de alta no mensal que foi mostrado logo acima. O mercado deve romper essa região para confirmar alta no longo prazo.
CONCLUSÃO
- O mercado formou no semanal um padrão que sugere alta e está formando no mensal vários padrões e características que criam expectativa de alta para o longo prazo.
- O rompimento acima de 240,00 confirmaria o sentimento de alta para o longo prazo.
- Ainda existe possibilidade de baixa mais imediata no longo prazo caso ocorra formação do triplo dois de alta mostrado na Figura 4. Mesmo assim, isso não cancelaria a expectativa de alta para um prazo bem longo.
- Apenas a perda de 179,60 confirmaria o sentimento de baixa no longo prazo.
- Devemos estar atentos a formação do pegador de stop altista no mensal. Esse padrão pode ajudar muito a confirmar o sentimento de alta para o longo prazo.