DIÁRIO (parte 1)
- Após o mercado ter feito um triplo dois de alta no semanal como mencionado na análise do longo prazo ocorreu um importante movimento de alta.
- Esse movimento encontrou uma região de resistência muito forte compreendida pela área K, PQ, R1M e uma LTB.
- Como essa zona é muito forte podemos esperar alguma retração no o curto prazo.
- Na última semana o mercado rompeu fortemente acima de R3S (não mostrado no gráfico). Isso não é tão comum de se ver e foi um forte sinal altista.
DIÁRIO (parte 2)
- O mercado pode também estar formando um pão com manteiga de venda. Isso também fala a favor de termos baixa no curto prazo.
- Esse padrão sugere uma retração mais profunda com alvo mínimo em 206,60 (mostrado na Figura 3).
- Embora já tenha ocorrido o número máximo de fechamentos permitidos acima da três por três devemos considerar que ainda há potencial para o padrão ser iniciado, uma vez que na mecânica dos mercados modernos o pão com manteiga muitas vezes tem demorado um pouco mais para ser iniciado.
- Repare como que a tendência já é fortemente de alta e foi mudada de forma abrupta. Essa é a melhor forma de mudança de tendência que pode ocorrer, sugerindo que a tendência é forte.
60min (parte 1)
- Caso o pão com manteiga seja acionado a principal área a ser observada no curto prazo no gráfico atual será a de 207,00 – 204,00.
- A perda dessa região será um primeiro sinal de alerta de que o mercado está perdendo força de alta.
- A perda do fundo em 196,50 invalida o cenário de alta para o médio prazo.
60min (parte 2)
- Antes de haver alguma retração, e se houver é claro, o mercado pode ainda fazer algum movimento para cima uma vez que existe a possibilidade de ocorrer a borboleta de baixa.
- Os principais pontos de resistência atuais são:
- 226,00 (alvo de 1.272 da borboleta + R2D)
- 230,00 (alvo de 1.618 da borboleta + R1S)
- Caso ocorra essa borboleta os níveis observados na Figura 3 mudarão um pouco.
CONCLUSÃO
- O mercado fez um movimento de alta muito forte após ter alcançado padrões e estruturas importantes mencionadas na análise do longo prazo. Talvez isso já possa ser o início do movimento de alta que está sendo esperado para o longo prazo.
- A confirmação do sentimento de alta para o médio prazo seria o rompimento acima de 223,00.
- Encontra-se no momento em um região de forte resistência e isso sugere algum movimento de baixa para o curto prazo.
- O principal alvo para o curto prazo no gráfico atual seria a região de 207,00 – 204,00. Qualquer movimento de baixa até essa região será considerado retração. A perda dessa região seria um primeiro sinal de alerta de que o mercado está perdendo força de alta.
- A perda do fundo em 196,50 invalida o cenário de alta para o médio prazo. Isso remeteria o mercado a buscar o alvo alternativo mencionado na análise do longo prazo (triplo dois de alta do mensal).