ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DIÁRIO (parte 1)
- Na última análise do médio prazo do índice futuro falamos sobre essa importante área de resistência na faixa de 48.700 – 49.800. Essa região compreende: resistência K do diário, PQ e agora R1M.
- Veja que o mercado teve grande dificuldade para passar por ela, fazendo até agora 4 testes, e vai caminhando para o quinto teste.
- Portanto essa área que assinalamos na última análise mostra-se de fato importante.
ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DIÁRIO (parte 2)
- Desde a última análise do médio o mercado fez um novo ABCD, agora de maior amplitude. Seu alvo principal está em 50.650.
- Temos também uma potencial borboleta de baixa em formação. Seu alvo de 1.272 fica na área de 51.000, sendo muito próximo do alvo principal do ABCD.
- Portanto a região de 50.500 – 51.000 tende a ser o próximo alvo do médio prazo. Essa região também envolve um topo prévio (retângulo azul).
- Como esse próximo alvo em potencial fica pouco acima da importante área de resistência que vimos na Figura 1 duas coisas podem acontecer:
- o mercado pode fazer um rompimento explosivo;
- o mercado pode apenas alcançar o alvo e voltar imediatamente, como um falso rompimento.
- O mercado também pode simplesmente continuar a queda sem atingir o alvo de 50.500 – 51.000, uma vez que a expectativa de longo prazo é de baixa. Poderemos dizer que o mercado retomou o seu movimento de baixa apenas com a perda do ponto C do ABCD e de S1M (Figura 1), na região dee 44.000.
ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DIÁRIO (parte 3)
- A tendência já é de alta, o que corrobora para a continuação da alta a o possível alvo de 50.500 – 51.000.
- Também podemos perceber que houve a formação de uma pressão dinâmica de compra, o que sugere que o topo prévio será alcançado, aumento mais ainda a chance o mercado atingir o alvo mencionado.
ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DIÁRIO (parte 4)
- Aqui podemos ver que a região de provável alvo discutida na Figura 2 também coincide com a sobrecompra do diário e também com a borda superior de um canal de alta. Isso vai adicionar resistência a essa área.
- Lembrando que conforme vimos na última análise do longo prazo, todo esse movimento que está acontecendo no gráfico diário está sendo tratado como retração dentro de um movimento de baixa de maior amplitude.
- Sendo assim, aqui nós vemos que o mercado pode estar movimentando-se dentro de um padrão semelhante a uma bandeira de baixa de prazo maior. Isso mode ser melhor visto no gráfico mensal e também no semanal.
ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DE INVESTIDORES ESTRANGEIROS
- A análise desse gráfico fala a favor de que o movimento de alta que tem acontecido nas últimas semanas realmente seja uma retração dentro de um movimento de baixa mais amplo.
ÍNDICE FUTURO – CONCLUSÃO DO MÉDIO PRAZO
- A principal resistência para o mercado como nós vimos é a área de 51.000. Esse tende a ser o próximo alvo do médio prazo.
- A perda da região de 44.000 pontos recolocaria o mercado na trajetória de queda de longo prazo em conformidade com os tempos gráficos superiores.
VÍDEO ANÁLISE
Para saber se essa análise permanece válida na data atual consulte o nosso Quadro de Análises Válidas.
Consulte informações sobre o Índice Futuro e outros contratos futuros na página oficial da BM&FBovespa.