ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DIÁRIO (parte 1)
- O índice futuro alcançou precisamente o ponto de destino mencionado em nossa análise anterior do médio prazo na área de 49.700 – 49.500. Haviamos dito que esse seria o provável alvo do médio prazo e foi justamente o que aconteceu.
- Nessa região o mercado atingiu uma forte zona de suporte ao encontrar as seguintes estruturas: o alvo principal do ABCD, sobrevenda do diário, S1Q, S3M e a borda inferior do canal de baixa. Logo abaixo desses elementos temos o suporte de 0.786, que foi quase alcançado pelo mercado.
- Sendo assim, tivemos a formação de um padrão kibby. O alvo desse padrão é dinâmico e encontra-se na banda central do oscilador.
- Uma vez que o mercado atingiu uma forte zona de suporte e ainda com formação de um padrão kibby podemos esperar algum movimento de alta no médio prazo.
- Como o alvo do ABCD foi alcançado com aceleração é provável que o movimento de baixa continue após alguma retração.
- Caso o mercado continue a queda sem nenhuma retração e perca a região de 49.700 – 49.500, isso indicaria uma fraqueza no índice e falaria a favor de mais quedas importantes.
ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DIÁRIO (parte 2)
- Com toda essa queda inciada em maio/2015 o mercado dobrou o movimento harmônico. Isso fala a favor do mercado estar dentro de uma movimentação de baixa maior.
- O tamanho do movimento harmônico dobrado encontra-se próximo a área de alvo que o mercado atingiu. Isso também adiciona suporte a essa região.
ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DIÁRIO (parte 3)
- Como visto na Figura 1 esperamos algum movimento de alta. Caso isso ocorra podemos ver abaixo as principais resistências.
- A principal delas fica na região de 52.000 – 52.850 que compreende a área K, PA e uma linha de tendência de alta que foi perdida. Qualquer movimento de alta até essa zona será tratado como retração.
- Na zona de 52.000 – 52.850 está também passando atualmente a banda central do oscilador (em tracejado azul), que é o alvo do padrão kibby.
- Um rompimento sustentado acima de 52.000 – 52.850 seria um primeiro sinal indicativo de que o mercado está ganhando força. Isso nos levaria a reavaliar a situação do índice futuro.
- Um rompimento sustentado acima de 54.600 indicaria que houve mudança de sentimento no mercado, passando para alta. Esse seria o ponto de invalidação do cenário de baixa que se apresenta até o presente momento.
ÍNDICE FUTURO – GRÁFICO DE INVESTIDORES ESTRANGEIROS
- A análise desse gráfico evidencia aumento de posições vendidas pelos estrangeiros e isso fala a favor de continuação da baixa.
ÍNDICE FUTURO – CONCLUSÃO DO MÉDIO PRAZO
- O mercado atingiu uma importante região de suporte (e de alvos) em 49.700 – 49.500. Espera-se portanto após isso alguma alta para o médio prazo.
- Existem elementos que sugerem continuação da queda após ocorrer alguma retração, se essa retração ocorrer é claro.
- Qualquer movimento de alta até a área de 52.000 – 52.850 será tratado como retração. Essa zona tende a ser o principal alvo para o médio prazo.
- A perda da zona de 49.700 – 49.500 sem nenhuma retração indicaria fraqueza no mercado e abriria espaço para novas quedas importantes.
- Um rompimento sustentado acima de 52.000 – 52.850 seria um primeiro sinal indicativo de que o mercado está ganhando força.
- Um rompimento sustentado acima de 54.600 invalida o cenário de baixa.
Para saber se essa análise permanece válida na data atual consulte o nosso Quadro de Análises Válidas.
Consulte informações sobre o Índice Futuro e outros contratos futuros na página oficial da BM&FBovespa.