GRÁFICO DIÁRIO (parte 1)
- O índice futuro encontra-se dentro de um movimento em forma de ABCD. Seu alvo principal ainda não foi atingido e fica em 61.800. O mercado tende a gravitar e atingir esse alvo.
GRÁFICO DIÁRIO (parte 2)
- O mercado formou um padrão agarrador de stop baixista cujo alvo fica em 62.630. Se o alvo for alcançado, muito provavelmente o mercado caminhará para atingir o alvo principal do ABCD mostrado na Figura 1.
GRÁFICO DIÁRIO (parte 3)
- Outro fator que ainda fala a favor de continuação do movimento de baixa no médio prazo é o fato do mercado ter completado o movimento harmônico, sugerido que está pronto para retomar a queda.
GRÁFICO de 180min
- No intraday, o mercado atingiu precisamente o alvo principal de um ABCD na área de 65.100 e deixou um padrão de estrela cadente. Isso também sugere que o mercado pode retomar a queda no médio prazo.
- O ponto de invalidação do cenário de baixa seria um rompimento sustentado acima de 65.400 – 66.000.
CORRELAÇÃO COM DÓLAR FUTURO
- É interessante ressaltar que o dólar futuro também formou um padrão agarrador de stops baixista, ou seja, temos ativos que possuem uma correlação negativa apresentando o mesmo padrão.
- Embora nem sempre os dois ativos caminhem para lados opostos, isso indica que provavelmente um dos dois padrões deve falhar (ou o do índice, ou o do dólar). Por motivos não apresentado nessa análise tudo faz crer que o mais provável é que o agarrador de stops baixista formado no dólar futuro venha a falhar, mas isso é dito aqui apenas como uma suspeição, sendo necessário aguardar o desfecho.
ÍNDICE FUTURO – CONCLUSÃO DO MÉDIO PRAZO
- A conclusão permanece a mesma da última anaĺise do médio prazo:
- O principal movimento esperado para o índice futuro no médio prazo é de baixa com um alvo provável na região de 62.350 – 61.450.
- Antes do mercado cair há espaço para uma alta até a região de 65.400 – 66.000. O rompimento dessa área para cima poderia indicar mudança de sentimento e invalidação da análise.
- Lembrando que a ánalise do longo prazo nos mostra uma expectativa de alta. Portanto caso o mercado não faça um movimento de baixa e simplesmente comece a subir invalidando a análise do médio prazo, isso estará em conformidade com a análise do longo prazo.
VÍDEO ANÁLISE
Para saber se essa análise permanece válida na data atual consulte o nosso Quadro de Análises Válidas.
Consulte informações sobre o Índice Futuro e outros contratos futuros na página oficial da BM&FBovespa.