MILHO FUTURO – GRÁFICO MENSAL (parte 1)
- O milho futuro formou um padrão de dupla repentração de baixa em agosto/2016. O seu alvo mínimo foi atingido nessa barra mensal de janeiro/2017 em 34,75.
MILHO FUTURO – GRÁFICO MENSAL (parte 2)
- Apesar de ter atingido o alvo mínimo da dupla repenetração conforme vimos na Figura 1, o mercado ainda não atingiu o suporte principal de três oitavos após ter alcançado em 2016 alvos e resistências importantes (não mostrados no gráfico).
- Portanto ainda existe espaço para que haja um movimento de baixa até atingir a região de 33,55 – 32,00 que compreende a área K de suporte do mensal e S1A.
MILHO FUTURO – GRÁFICO SEMANAL (parte 1)
- Ao formar a dupla repenetração que vimos no mensal (e também ao atingir a região dos alvos mencionados na Figura 2) o mercado formou um padrão de topo duplo.
- Seu alvo ainda não foi atingido e fica na zona de 31,60, sendo portanto muito próximo à borda inferior da importante região de suporte apresentada na Figura 2.
MILHO FUTURO – GRÁFICO SEMANAL (parte 2)
- O mercado desenvolveu o movimento de baixa em forma de ABCD. Seu alvo de 1.272 praticamente acabou de ser atingido na área de 34,10, ficando nas proximidades de S1Q e S1A.
- Ainda está em aberto o alvo estendido do ABCD. Esse alvo fica em 31,70, sendo também muito próximo à borda inferior da importante região de suporte mostrada na Figura 2. Nas proximidades dessa zona também está S2Q e o suporte de cinco oitavos de todo o movimento de alta prévio, sendo portanto esse alvo uma concordância.
- Como existe espaço para o milho futuro cotinuar a queda no mensal conforme vimos na Figura 2 há probabilidade significativa do mercado atingir o alvo estendido desse ABCD.
MILHO FUTURO – GRÁFICO SEMANAL (parte 3)
- Uma vez que o mercado encontra-se precisamente em um suporte existe importante chance de acontecer algum movimento de alta antes do mercado continuar a queda. Se é que a queda vai ocorrer, é claro.
- A primeira resistência que o mercado encontrará será a primeira resistência de três oitavos em 37,75. Seria muito comum o mercado ir até somente essa área e depois cotinuar a baixa.
- Caso o mercado suba mais, a próxima e mais importante região de resistência fica em 39,20 – 40,20. Essa zona compreende a região de resistência K do semanal e PQ. Essa área é muito importante e precisa ser bem observada em caso de alta pois pode tornar-se um divisor de águas. Ou seja, um rompimento acima dela pode mudar o sentimento do mercado (para alta) ou pelo menos indicar que o movimento de baixa está perdendo força.
MILHO FUTURO – CONCLUSÃO DO LONGO PRAZO
- O principal movimento esperado para o milho futuro no longo prazo é de continuação da baixa. Se isso de fato acontecer, o alvo mais provável é a região de 32,25 – 31,60.
- No momento o mercado encontra-se em um suporte. Isso pode fazer com que ocorra algum movimento de alta antes da queda continuar, se é que a queda vai ocorrer, é claro. Caso um movimento de alta aconteça as principais resistências são a zona de 37,75 e a região de 39,20 – 40,20.
- Um rompimento sustentado acima de 39,20 – 40,20 pode mudar o sentimento do mercado (de baixa para alta) ou pelo menos indicar que a baixa está perdendo força. Portanto essa é a principal área resistência a ser observada.
MILHO FUTURO – VÍDEO ANÁLISE
Para saber se essa análise permanece válida na data atual consulte o nosso Quadro de Análises Válidas.
Consulte informações sobre o Milho Futuro e outros contratos futuros na página oficial da BM&FBovespa.